E como está o Cyber Industrial Fusion Dance no Brasil?
Desde 2015 quando fui provocada a fazer uma fusão de Tribal Fusion (como era intitulado na época, hoje mais conhecido como Dança Étnica Contemporânea ou Fusion Bellydance); e Cyber Industrial Dance, apesar de tentar e ter esses registros no meu hd, ainda sim sentia que não conseguiria atingir o nível de complexidade desejado, já que neste ano ainda estava começando no Tribal Fusion e acabei entendendo que não era hora. Precisava amadurecer o repertório, entender as raízes, aperfeiçoar o corpo antes de começar uma fusão.
Em 2017 estava no meu segundo curso de formação, desta vez no Tribal Brasil (Fusion Brasil atualmente), foi quando a Gilmara Cruz diretora da Cia Obscure Fusion, publicou o vídeo abaixo:
Durka Opia (Francielle Martinelli) integrante da Cia Obscure Fusion, 2017.
Primeira vez que vi um trabalho buscando desenvolver esta fusão, fiquei feliz e empolgada para ver mais, já que as pioneiras do estilo ainda são internacionais, porém, destaco o trabalho da Durka Opia pelo ponta pé inicial no cenário brasileiro. Ficando registrado como uma das pioneiras do estilo no nosso território, movimentos limpos e técnicos, vale a pena estudar.
Em 2020 no curso de Dark Fusion da Gimara Cruz, fui provocada a fazer a fusão novamente, com Dark Fusion, tendo em vista sua observação quanto a técnica do meu corpo, considerando que estava apta a produzir este trabalho. Acabei mergulhando de cabeça nas atividades do curso e produzi o meu primeiro trabalho oficial sobre a covid 19 para o programa Dark Fusion Brasil Online.
Em 2022 produzi e trouxe aos palcos da cidade de João Pessoa pela primeira vez a coreografia Explosion, trazendo a temática de corpos dóceis, comandados pelo sistema se rebelando.
No mesmo ano fui convidada pelos meus colegas do curso de Licenciatura em Dança da UFPB, para ministrar uma oficina de Cyber Industrial Fusion Dance para os calouros do curso na semana Interartes, que foi uma experiência incrível.
Também apresentei uma performance na semana Interartes que faz parte de um estudo para espetáculo chamado Breathe- respire enquanto puder.
Deixe seu comentário, vídeo de trabalhos sobre Cyber Industrial Fusion Dance que não conheço ainda.
Contribua com esta pesquisa.