Olá caros seguidores
É com imensa satisfação que venho a este post falar sobre mais um trabalho de Fusão Cyber que conheci recentemente, o Proyecto Lilium da Venezuela. Antes de tudo preciso dizer como descobri o grupo através do Gothla edição Venezuela no Instagram, acompanhando as postagens vi a imagem de uma apresentação no estilo Cybergoth, foi quando minha curiosidade aumentou. Não perdi tempo e fui pesquisar sobre essa bailarina e desde já agradeço a Lady Aisha pela disponibilidade de falar um pouco sobre seu trabalho. Mas antes, deixo vocês com a imagem à seguir para terem um gostinho.
Lady Aisha Tribal Dark Fusion Bellydance.
Segundo a Lady Aisha, a Venezuela está abrindo as portas para eventos que oportunizam mostrar seu trabalho que de acordo com ela encontra-se em fase experimental, isso devido o País encontrar-se vivendo um momento de “renascimento” da cultura dark. Bom para nós amantes de um bom Dark viver coisas novas e poder expressar o que acreditamos como arte.
Sobre o Proyecto Lilium, segundo a Lady Aisha é algo muito novo, porém, a ideia já tinha alguns anos.Durante sua formação como dançarina do Ventre Tribal Dark Fusion percebeu a necessidade de fusionar a Dança Tribal com a Dança Industrial, usando como base o tema cybergoth presente nos figurinos e na ideologia do trabalho.
Primeira apresentação do grupo de fusão convidado com o estilo Cybergoth Fusion na edição especial de 15 anos da Feldav (Festival e Encontro Latinoamericano de Danças Árabes), ano 2023.
Na minha opinião, em ambos os trabalhos consigo ver bastante referência das danças fusionadas o Cyber Industrial Dance e o Tribal Fusion, a temática trabalhada já possui grande inclinação para o Dark, com destaque para os repertórios próprios mostrando que houve preocupação com a estética dos movimentos (meus momentos preferidos). Em alguns momentos no solo da Lady Aisha senti a essência da Sashi (uma das minhas bailarinas de referência no pioneirismo deste estilo de dança). Sem falar na estética dos figurinos em ambos que não deixa escapar nossos olhos para identificar com facilidade o estilo de dança.
Vejam os vídeos:
Lady Aisha no Gothla Venezuela 2023.
Proyecto Lilium no Feldav 2023. Bailarinas: Lady Aisha, Kynneas Ever Rose e Ghyl.
Coreografía por Lady Aisha.
Fico muito feliz quando encontro pessoas interessadas em produzir performances no estilo Cyber Industrial Fusion Dance, e pelo que percebo a ascensão tem sido mais intensa na América do Norte e América do Sul.
Espero que este post tenha inspirado vocês, desejo muito sucesso e aguardo ansiosa por mais trabalhos da Lady Aisha e do Proyecto Lilium.
Gratidão.
Links para acesso:
- Canal do Youtube Gothla Venezuela
- Canal do Youtube Lady Aisha
- Canal do Youtube Proyecto Lilium